top of page

DRAWING ROOM 2025

Feira de Arte
23 - 26.10. 2025
This Is Not A White Cube

IMPERMANENTIA

 

Para a Drawing Room 2025, o THIS IS NOT A WHITE CUBE apresenta Impermanentia, uma seleção curatorial de obras de três artistas contemporâneos — Ana Malta, António Faria e Cássio Markowski — que, através das suas distintas práticas no campo do desenho, abordam a natureza transitória da memória, da identidade e da existência. Este projeto reúne três universos artísticos que, embora deflectindo na abordagem, comungam numa subtil exploração das noções de transformação, fragilidade e de fluxo do tempo.

 

A prática artística de Ana Malta encontra-se profundamente ancorada na exploração das relações íntimas entre o corpo, a memória e os espaços domésticos através dos seus expressivos desenhos a pastel. As suas obras de desenho, frequentemente caracterizadas por uma figuração espontânea e quase infantil, estão imbuídas de cores vibrantes e texturas sobrepostas, permitindo que o corpo surja como um arquivo vivo de histórias e emoções. Ao navegar entre o  limiar do pessoal e do universal, a prática de Ana Malta transforma o corpo numa matriz de memórias, elevando as experiências quotidianas a signos de identidade, pertença e do delicado equilíbrio entre o passado e o presente.

 

O seu trabalho de desenho, produzido a partir do gesto expressivo e da sobreposição de formas, não só dá forma ao efémero, como reflete a tensão entre a permanência e a transitoriedade. Através da incorporação de expressões idiomáticas portuguesas e da sua reinvenção por neologia, Ana Malta evoca um diálogo visual que entrelaça a linguagem com a memória, a experiência e a representação visual, levando o espectador a imiscuir-se numa experiência emocional e sensorial. Em Impermanentia, as suas obras materializam um contínuo processo de transformação, apreendendo a ideia da fragilidade da memória e da identidade pela natureza mutante da sua linguagem visual.

bottom of page