top of page
52605F0B-1056-4732-9687-696717733FC5.JPEG

SOBRE MIM

Obras na Artsy

Prémio "A Arte Chegou ao Colombo" | Museu Berardo

Prémio "José Mendonça - Betar"

CAMPO ARTÍSTICO

O meu nome é Ana Malta (Lisboa, 1996) e sou artista visual, representada pela Galeria São Mameda em Portugal e pela Galeria María Porto em Espanha.

Estudei Pintura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e por isso tenho a cultura visual e o interesse em trabalhar dentro da área cultural. O meu mestrado é em Gestão de Indústrias Criativas pela UCP no Porto, o que me dá os princípios básicos da gestão de projectos culturais.

 

A minha obra é desenvolvida através do estudo da cor, de padrões, da composição e de materiais riscadores, veículos do meu inconsciente plástico e visual. Um trabalho onde a inquietação procura a estética e onde o diálogo tem como base a transformação do “erro” em oportunidade. 

 

Faço parte do colectivo artístico VÊS.TRÊS e fui finalista do "Prémio A Arte Chegou ao Colombo" (Museu Colecção Berardo); da “6a Bienal Internacional de Arte de Espinho” (Galerias Amadeo de Souza-Cardoso), em 2021 e 2023; da “5ª Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Gaia”, em 2023; e do “Prémio José Mendonça - Betar”, em 2023.  

Conto com duas residências artísticas, uma na Quinta de São Lourenço na Guarda PT em conjunto com a Betar e, a segunda, na Kunstraum LLC em Brooklyn NY.

 

Destaques das exposições: 2024 - “Casa Dourada, Rua de Ouro”, Crack Kids; 2023 - “Pendurada”, Passevite, Lisboa; “Exposição Pintura Jovens Artistas - Vencedores Prémio José Mendonça | 1o Prémio Betar de Artes Plásticas”, Museu da Guarda; “Estampa Art Fair”, María Porto Gallery Madrid; “Mulheres Saberes Práticos e o Montado”, Casa do Montado, Évora; Hiberia, Maria Porto Gallery Madrid, El Corte Inglês; Mostra nas Carpintarias de São Lázaro, Lisboa; “Prémio José Mendonça - 1o Prémio BETAR de Artes Plástias”, Grémio Literário, Lisboa; “O mais íntimo quotidiano - 7a Bienal internacional de Arte de Espinho”, Centro Multimeios de Espinho, Espinho; 5a Bienal Internacional de Arte de Gaia - Pólo Paredes”, Casa da Cultura de Paredes, Paredes; “Ausência do Descanso”, Galeria São Mamede, Lisboa; 2022 - "Prémios 2011-21, FBAUL; "São ou Não", Galeria São Mamede; "Eufemismo Policromo", Galeria LiR; "Inner Work", LisbonWeek; "It's Crystal Clear", VÊS.TRÊS, Lx Lapa; "A Crise da filha de Icário", CUPRA City Garage Lisboa; "piquenique", colectivo VÊS.TRÊS, Oficinas de Aljustrel; "Festa de Lançamento", Arrepio Lisboa; 2021 - "Olhar Pessoa", Pestana Pousada de Lisboa; "Sobre tentativas de (re)mover", colectivo VÊS.TRÊS, atmosfera m; "Emer.gente", Colectivo Emer.gente; "Papel de Parede", colectivo VÊS. TRÊS, Espaço Mercês; "6a Bienal Internacional de Arte de Espinho, Museu Municipal de Espinho; "A Arte Chegou ao Colombo", Museu Berardo; 2020 - "Reservado", For. Ever Art Gallery; "VÊS.TRÊS", colectivo VÊS.TRÊS, EGEU; 2019 - "VOU MAS FICO", Fábrica Braço de Prata; "Finalistas Pintura Belas-Artes 18'19", SNBA; "NUMPÁRA", IST. 

CAMPO CULTURAL

Trabalhei durante três anos como assistente no departamento de produção, comunicação e promoção do Centro Cultural Carpintarias de São Lázaro, Galeria Belo-Galsterer, Miradouro de Baixo e no Concurso Gastronómico - Lisboa à Prova.

 

Nas Carpintarias de São Lázaro, fui responsável por todos os suportes visuais/gráficos de comunicação do Centro Cultural e do seu rooftop - o Miradouro de Baixo. Além disso, criei e geri o website da instituição e a base de dados; coordenei a equipa de 15 voluntários; participei na produção de exposições e espectáculos; geri as redes sociais e newsletter; fiz digital e email marketing digital, assessoria de imprensa e clipping, edição criativa de vídeo e som para certas promoções e/ou spots para a rtp.

 

A minha actividade na Galeria Belo-Galsterer envolveu, ocasionalmente, a criação da linguagem visual e gráfica, mas principalmente a criação das publicações/livros de artistas para as exposições; produção de exposições de arte contemporânea; gestão parcial das redes sociais e, também, a edição de vídeo e som em certas situações.

 

O meu trabalho dentro do Lisboa à Prova (que tem a Câmara Municipal de Lisboa, Turismo de Lisboa e AHRESP como parceiros) foi muito específico. Fiz documentários curtos, a gestão das redes sociais e o apoio à produção.

 

De momento, dedico o meu tempo ao meu atelier e a trabalhos de design em regime freelance.

bottom of page