top of page

UMA VIDA E VINTE E OITO BINOCULOS

Exposição individual
28.11 – 12.12. 2024
María Porto Gallery, Madrid

Esta exposição é um convite a habitar o limiar entre o algo íntimo e algo universal, entre a noção de imediato e de distante. A artista explora o ponto de inflexão onde as preocupações do quotidiano se desfazem e a vastidão de outras realidades se torna inevitável. Ao explorar o contraste entre os desafios negativamente nomeados de "primeiro mundo" e as questões mais amplas da condição humana, a obra não hierarquiza as preocupações, mas sugere uma mudança de perspectiva — uns novos binóculos — uma ampliação do olhar que permite reconhecer a complexidade das diferentes realidades que coexistem.

 

A obra, em grande parte figurativa, mistura elementos de memória, afetividade e simbolismo, em que a artista, ao evocar paisagens interiores e, de certa forma, oníricas, desafia o espectador a re-imaginar a realidade. As cores saturadas e os padrões exuberantes formam uma estética que, em contraponto ao peso dos temas tratados, sugere uma forma de resistência. Não se trata de uma exaltação da leveza, mas de sim de habitar a complexidade da vida com mais liberdade e menos peso.

 

"Uma vida e vinte e oito binóculos" revela, na sua essência, a tensão entre aceitação e ambição. A arte torna-se não como um refúgio, mas como uma prática constante de reinvenção. Os 28 binóculos simbolizam as mudanças de perspetiva que a artista foi tendo ao longo da vida. Tal como em qualquer desafio que enfrentamos, cada experiência ensina-nos algo novo e faz-nos coleccionar novas “lentes” para ver o futuro de uma forma diferente.

 

Esta exposição é, para a artista, uma forma de confrontar e integrar os seus próprios desafios, erros e dúvidas, numa busca constante de reconciliação interna. “Ana" e "Malta" são, assim, duas partes da mesma voz, que se encontram no ponto de equilíbrio entre as fragilidades da vida e o desejo de olhar além delas. Mas, mais do que uma reflexão pessoal, a exposição é um convite de uma para a outra de crescer…e gostar.

bottom of page